TEDxUFCSPA: A morte como a (des)conexão humana

Confira o vídeo com a apresentação feita pela Dra Ana Claudia Quintana Arantes, no TEDxUFCSPA, em 2019.

Ana Cláudia Quintana Arantes é médica especialista em cuidados paliativos e autora do best seller “A morte é um dia que vale a pena viver”. Ela nos conta um pouco mais sobre esse momento tão emblemático que é a morte. Graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1993 e concluiu a residência médica em Geriatria e Gerontologia no HCFMUSP em 1997 com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Realizou pós-graduação em Psicologia (Intervenções em Luto) pelo Instituto 4 Estações de Psicologia. Especializou-se em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. Também é co-autora do livro Cuidado Paliativo do CREMESP e do Manual de Cuidados Paliativos (ANCP), sócia fundadora e vice-presidente da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. 

2 COMMENTS

  1. Olá
    Sigo a Dra Ana Cláudia, muito me ajuda a entender coisas quê vivo ,e coisas quê já vivi. Acompanhei minha irmã na fase terminal de um câncer , aliás acompanhei toda a trajetória durante 12 anos até o final . Depois acompanhei meu Pai idoso quê morreu com 90 anos. E entendo perfeitamente TUDO quê a Dra vai colocando desde a iniciativa dos médicos e enfermagem , e tudo quê vivenciei. E sinto um alívio muito grande qdo a Dra esclare ,pois posso dizer quê fizermos tudo certo e o qto foi importante estar juntos na hora da desintegração dos quatro elementos, somente Estive do lado segurando a mão e encorajando para a partida.

    • Simmm período mais sagrado , ” o olhar do médico quê desconecta” , é muito difícil para o paciente quê está lúcido e para a família , é o primeiro sentimento de abandono…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here