Envelhecer é bom?

Parece que ninguém quer, mas é um destino inexorável da vida humana. O tempo vai passar, o tempo passa. Diante da possibilidade real de envelhecer, como você se sente? A maioria das pessoas parece não estar bem com esta ideia, mas a realidade do nosso envelhecimento caminha lado a lado com nossos sonhos e esperanças cada dia que passa. Talvez fosse melhor que pudéssemos compreender melhor este processo que acontece conosco e fazer parte desta decisão e não apenas escolher ser uma vítima do tempo.

No início do século passado, em 1900, nossa expectativa de vida ao nascer seria uma felicidade se pudéssemos passar dos 40 anos. Hoje, nossa vida muitas vezes só encontra sentido exatamente a partir dos 40 anos. Hoje podemos nos permitir vivenciar até mesmo a famosa crise dos 40 anos! E temos uma grande chance de que ter uma nova oportunidade de repensar nossos caminhos e escolhas também na crise dos 50, 60, 70 anos. O que podemos esperar pela frente não é somente a experiência de perder como todos dizem, mas também muitas outras chances de refletir sobre o caminho escolhido e com grande estilo, no auge da sabedoria, mudar. A medicina avança, mas também avança a responsabilidade de cada um de nós pelo futuro que nos aguarda. As boas escolhas nos levam longe e as más escolhas nos levam a sabedoria.

Então, vale pena conhecer o dia seguinte, sabe? Porque apesar de ficarmos mais velho, o amanhã pode ser um dia muito melhor do que ontem.

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa Tarde!
    Estou organizando um encontro para servidores da terceira idade que ja aposentaram e os que estão prestes a aposentar, gostaria de saber a disponibilidade de fazer uma palestra de motivação aos aposentados, pra valorizar o tempo que tem e viverem de forma mais otimista. Aceito sugestões.
    Nosso evento sera em agosto em Campo Grande MS. preciso de valores da palestra
    Att.
    Rosangela Quadrado

  2. Olá! sou Educadora Física com especialização em Gerontologia, atuo na prevenção e reabilitação funcional do público idoso. Sou ativista do movimento em prol dos Cuidados Paliativos. Por isso encantada pelo trabalho da Dra Ana Claudia.
    Gostei muito desse artigo e quero pedir permissão para compartilhar em minhas redes sociais.
    Grata

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui