EP24 – Técnica – Ser fisioterapeuta, o que é?

InícioPodcastsPílulas de Saber e de SabedoriaEP24 - Técnica - Ser fisioterapeuta, o que é?

A fisioterapia não é apenas uma ferramenta da medicina que nos ajuda a melhorar o nosso corpo. Ela não só equilibra as nossas forças ou movimentos, também é a união da arte com a razão. É a capacidade homeostática da ciência e do coração.

A fisioterapia não só cura o corpo, mas também a alma com entendimento, paciência, esperança e senso de vida.

Por meio da paciência e objetividade do fisioterapeuta são estabelecidas metas e solicitações ao paciente, próprias para ajudar a melhorar a sua saúde e também a imagem de si mesmo. Tornamo-nos o amigo que o escuta, más indica quando ele está em dúvida; o pai que o visualiza com ternura e compaixão; o psicólogo que fornece os seus melhores guias para o conhecer; o professor quando a partir de nosso exemplo lhe-ensinamos o que necessário saber; o juíz, quando sabemos que ele faz melhor e não executa. Somos um companheiro de guerra que se senta ao lado dele para curar as suas feridas e demonstrar que a medicina é mais quente e mais próxima do que parece.

Uma das coisas mais nobres que os fisioterapeutas fazem é ajudar a encontrar o sentido da vida através das capacidades residuais do paciente. Sabemos como ouvi-lo a entender o que falta para reintegrá-lo na sociedade. Queremos conhecê-lo num sentido profundo, queremos que ele transcenda através da sua condição e, com isso, que ele acredite novamente nas suas capacidades e manifestações.

A fisioterapia não é uma série de instruções, não é uma receita de cozinha, é o planeamento perfeito e concreto da nova condição do paciente, mas com a diferença do conhecimento científico e social do meio envolvente do paciente.

Não é um tratamento geral, é a execução de um plano individual baseado na experiência e os sonhos dos nossos pacientes, sempre com a clareza e certeza dos objetivos propostos, sem gerar frustração e desânimo.

O fisioterapeuta é uma chave importante na equipe interdisciplinar do paciente, ele é o facilitador do entendimento entre o médico e a família. Muitas vezes ele é o mensageiro das expectativas e medos dos familiares em relação ao paciente. Ele torna-se cúmplice dos dois lados, mas sempre com a firme intenção de explorar o melhor da situação.

A capacidade de transcendência do paciente juntamente com a empatia do fisioterapeuta faz de cada tratamento uma experiência de vida para ambos. A escuta e a companhia desta equipa exemplificam que a ciência e a esperança temperadas com paciência nunca poderiam estar separadas.

MDAA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo episódio

55,400FãsCurtir
183,000SeguidoresSeguir
61,000InscritosInscrever

Agenda

7ª Semana Freiriana do Cariri

Veja a agenda completa da sétima edição da Semana Freiriana do Cariri, entremeada por imagens de edições anteriores do evento. A sétima edição acontecerá...

Atualização em Comunicação Compassiva

Curso on-line ministrado por Ana Claudia Quintana Arantes, Alexandre Silva e José Carlos Safi. Inscrições abertas. Muito se discute sobre inteligência emocional, mas pouco ela...

Fundamentos de Cuidados Paliativos

Curso on-line ministrado pela Dra Ana Claudia Quintana Arantes. Inscrições abertas! A Organização Mundial de Saúde (OMS) explica: “Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a...

Como ajudar quem está morrendo

Curso on-line ministrado pela Dra Ana Claudia Quintana Arantes. Inscrições abertas. Já é muito difícil cuidar de uma pessoa doente, o que diríamos da dificuldade...