EP24 – Técnica – Ser fisioterapeuta, o que é?

HomePodcastsPílulas de Saber e de SabedoriaEP24 - Técnica - Ser fisioterapeuta, o que é?

A fisioterapia não é apenas uma ferramenta da medicina que nos ajuda a melhorar o nosso corpo. Ela não só equilibra as nossas forças ou movimentos, também é a união da arte com a razão. É a capacidade homeostática da ciência e do coração.

A fisioterapia não só cura o corpo, mas também a alma com entendimento, paciência, esperança e senso de vida.

Por meio da paciência e objetividade do fisioterapeuta são estabelecidas metas e solicitações ao paciente, próprias para ajudar a melhorar a sua saúde e também a imagem de si mesmo. Tornamo-nos o amigo que o escuta, más indica quando ele está em dúvida; o pai que o visualiza com ternura e compaixão; o psicólogo que fornece os seus melhores guias para o conhecer; o professor quando a partir de nosso exemplo lhe-ensinamos o que necessário saber; o juíz, quando sabemos que ele faz melhor e não executa. Somos um companheiro de guerra que se senta ao lado dele para curar as suas feridas e demonstrar que a medicina é mais quente e mais próxima do que parece.

Uma das coisas mais nobres que os fisioterapeutas fazem é ajudar a encontrar o sentido da vida através das capacidades residuais do paciente. Sabemos como ouvi-lo a entender o que falta para reintegrá-lo na sociedade. Queremos conhecê-lo num sentido profundo, queremos que ele transcenda através da sua condição e, com isso, que ele acredite novamente nas suas capacidades e manifestações.

A fisioterapia não é uma série de instruções, não é uma receita de cozinha, é o planeamento perfeito e concreto da nova condição do paciente, mas com a diferença do conhecimento científico e social do meio envolvente do paciente.

Não é um tratamento geral, é a execução de um plano individual baseado na experiência e os sonhos dos nossos pacientes, sempre com a clareza e certeza dos objetivos propostos, sem gerar frustração e desânimo.

O fisioterapeuta é uma chave importante na equipe interdisciplinar do paciente, ele é o facilitador do entendimento entre o médico e a família. Muitas vezes ele é o mensageiro das expectativas e medos dos familiares em relação ao paciente. Ele torna-se cúmplice dos dois lados, mas sempre com a firme intenção de explorar o melhor da situação.

A capacidade de transcendência do paciente juntamente com a empatia do fisioterapeuta faz de cada tratamento uma experiência de vida para ambos. A escuta e a companhia desta equipa exemplificam que a ciência e a esperança temperadas com paciência nunca poderiam estar separadas.

MDAA.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Do mesmo episódio

55,198FansLike
176,000FollowersFollow
59,800SubscribersSubscribe

Agenda

II Jornadas do Lar D. José do Patrocínio Dias

Nos dias 18 e 19 de junho, acontece a II Jornada do Lar D. José do Patrocínio Dias, organizada pela Congregação das Oblatas do Divino...

Atualização em Comunicação Compassiva

Curso on-line ministrado por Ana Claudia Quintana Arantes, Alexandre Silva e José Carlos Safi. Inscrições abertas. Muito se discute sobre inteligência emocional, mas pouco ela...

Fundamentos de Cuidados Paliativos

Curso on-line ministrado pela Dra Ana Claudia Quintana Arantes. Inscrições abertas! A Organização Mundial de Saúde (OMS) explica: “Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a...

Como ajudar quem está morrendo

Curso on-line ministrado pela Dra Ana Claudia Quintana Arantes. Inscrições abertas. Já é muito difícil cuidar de uma pessoa doente, o que diríamos da dificuldade...