EP01 – Técnica – Abordagem de cuidados paliativos

HomePodcastsPílulas de Saber e de SabedoriaEP01 - Técnica - Abordagem de cuidados paliativos

Quando que indicamos cuidados paliativos?

Existe uma pergunta pode ser respondida de uma maneira bastante simplificada. Você se surpreenderia se esse paciente que está na sua frente falecesse ao longo do próximo ano? Se a sua resposta for não, eu não me surpreenderia, então essa pessoa que está na sua frente, ela vai ser beneficiada pela abordagem de cuidados paliativos.

Os cuidados paliativos são uma proposta, fazem parte de uma grande proposta de intervenção do Alívio do sofrimento humano, na sua dimensão física, emocional, social, familiar e espiritual.

Mas, a base de todo o processo, acontece com o alívio do suplemento físico.
Toda a dimensão biológica do ser humano está a serviço de uma realização da sua existência. Nós temos um corpo que se funcionar bem, se não nos trouxer nenhuma dificuldade para a interação com o mundo, nós vamos conseguir sair muito bem na nossa vida. Então, o tratamento da dor, da falta de ar, do desconforto abdominal, de confusão mental, delírio, sintomas que fazem com que a parte física destes pacientes se torne mais desafiador para ele mesmo, para que ele possa sustentar todos as propostas que nós podemos oferecer de intervenção.

O cuidado paliativo, ele se encaixa no trabalho de todas as doenças que ameaçam a continuidade da vida e, portanto, nestes tempos de COVID é uma abordagem bastante bem-vinda. Ela não atrapalha a técnica por si, ela se torna uma técnica complementar ao trabalho do nosso dia-a-dia com médicos e como profissional de saúde.

Nesta dimensão física, nós entendemos que o trabalho principal, neste momento, vai ser o alívio dos sintomas respiratórios. Mais para a frente nós teremos os detalhes, bem, bem, bem claros sobre como abordar tratamento da dispneia.

A definição de cuidados paliativos tem a proposta de melhorar a qualidade de vida. Infelizmente, nós não sabemos o que vai acontecer para os sobreviventes desta doença, Mas no processo, durante o adoecimento, é muito importante que nós como médicos também tenhamos a possibilidade de abordar o sofrimento físico.

Os cuidados paliativos, eles vão proteger as pessoas desse desconforto, que a doença, que a intervenção, que o tratamento pode proporcionar.

Muitas vezes, nós vamos encontrar neste projeto do COVID, pessoas que já tem doenças graves anteriores à infecção, e, essas pessoas, elas podem se beneficiar do tratamento de cuidados paliativos com olhar bastante atento.

Essas pessoas que já têm câncer, pessoas que já têm demência e já possuem doenças em órgão vital (como o pulmão, o coração, rim, fígado) essas pessoas, quando submetidas a tratamentos de prolongamento da vida, encontram apenas o prolongamento do seu sofrimento. A não indicação de um suporte avançado, não significa a exclusão de conforto e qualidade de vida. As medidas não podem ser excludentes. Nós podemos fazer intervenção agressiva e ainda assim, proporcionar para o paciente, a percepção de conseguir passar por isso. De conseguir superar isso. De não precisar sentir dor, de não precisar sentir falta de ar, isso não é difícil de ser feito. Então, quando a proposta é de cuidado paliativo, a proposta não é de morte é uma proposta de cuidados.

5 COMMENTS

  1. Meu esposo foi acompanhado pela dra. Jaciara de RP e fizemos tudo sob a orientação dela e ao mesmo tempo eu lia o seu livro “A morte é um dia…”. Após a partida dele pude assistir uma palestra sua na Unaerp tive a confirmação dequeb tudo o que fizemos para ele , foi o melhor que podíamos ter feito. Sou muito grata.

  2. ESPECIALISTA em COMUNICAÇÃO.
    Uma Santa no MUNDO dos cuidados e posso dizer no mundo da saúde processo saúde doença…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Do mesmo episódio

55,198FansLike
176,000FollowersFollow
59,800SubscribersSubscribe

Agenda

II Jornadas do Lar D. José do Patrocínio Dias

Nos dias 18 e 19 de junho, acontece a II Jornada do Lar D. José do Patrocínio Dias, organizada pela Congregação das Oblatas do Divino...

Atualização em Comunicação Compassiva

Curso on-line ministrado por Ana Claudia Quintana Arantes, Alexandre Silva e José Carlos Safi. Inscrições abertas. Muito se discute sobre inteligência emocional, mas pouco ela...

Fundamentos de Cuidados Paliativos

Curso on-line ministrado pela Dra Ana Claudia Quintana Arantes. Inscrições abertas! A Organização Mundial de Saúde (OMS) explica: “Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a...

Como ajudar quem está morrendo

Curso on-line ministrado pela Dra Ana Claudia Quintana Arantes. Inscrições abertas. Já é muito difícil cuidar de uma pessoa doente, o que diríamos da dificuldade...