Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

Ana Claudia Quintana Arantes

Sou médica, formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fiz pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia. Especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. Entre outras publicações, sou co-autora do livro Cuidado Paliativo do CREMESP, (2008) e Manual de Cuidados Paliativos – ANCP (2009 e 2012).

Sou sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Presidi a instituição de março de 2007 a março de 2013 organizando e ministrando aulas nos cursos de formação multiprofissionais e Congressos Brasileiros. Desde 2019, tenho honrado o cargo de presidente da instituição.

No Hospital Israelita Albert Einstein fui a responsável pela elaboração e implementação das políticas assistenciais e treinamentos institucionais em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor segundo as recomendações da Joint Comission, permanecendo como coordenadora do Grupo de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos no período entre janeiro 2006 até julho de 2009.

Participei do TEDx FMUSP com a palestra “A Morte é um dia que vale a pena viver” e lancei um livro pela Editora Sextante com o mesmo título. O livro “A Morte é um dia que vale a pena viver” está entre os mais recomendados com mais de 350.000 cópias vendidas (dados de dezembro 2020).

Em março de 2020 lancei o livro “Histórias lindas de morrer“, também pela Editora Sextante, chegando em dezembro de 2020 a mais de 50.000 cópias vendidas.

Atualmente, sou docente da The School of Life, ministrando as aulas “Como lidar com a morte” e “Como ter melhores conversas”. Coordeno o curso avançado de Cuidados Paliativos da Associação Casa do Cuidar e os cursos de EAD oferecidos pela Humana Vida.

Desde 2015 venho desenvolvendo cursos e intensivos de Conversas sobre a Morte para desvendar o tabu do tema. Trabalho em meu consultório particular no atendimento de pacientes na Geriatria, Cuidados Paliativos e Suporte ao Luto e desde janeiro de 2019 sou CEO da Empresa A Casa Humana que oferece cuidados paliativos em domicílio para pessoas portadoras de doença crônica ameaçadora da vida.