Avaliação clínica do sofrimento humano

Na abordagem de Cuidados Paliativos uma avaliação bem feita é o primeiro passo e o mais fundamental em direção ao sucesso deste trabalho. Uma avaliação insuficiente ou imprecisa pode determinar uma sucessão de erros e enganos de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos.

O ser humano multidimensional

Somos seres multidimensionais. Jamais seremos apenas um corpo ou uma doença. Temos nossa história, nossa biografia e nesta biografia temos nossas faces, compostas de dimensões amplas que nos caracterizam:

  1. O corpo, em sua dimensão biológica – Portador de uma doença grave, o corpo passa a expressar sinais e sintomas de desconforto que nos impedem ou dificultam o alcance da sensação de bem estar.
  2. Os sentimentos, a dimensão emocional – que nos faz experimentar o que o mundo interno e externo nos oferece. Diante da ameaça a integralidade do ser, esta dimensão pode ser uma forma de nos reorganizar diante desta possibilidade da morte, mas também pode ser o agente principal do nosso maior sofrimento.
  3. As relações íntimas, em sua dimensão familiar – que nos caracteriza como seres gregários, nos fazendo sentir parte de um grupo importante.
  4. As relações de apoio, em sua dimensão social
  5. A essência do ser humano – em sua dimensão espiritual

A partir do conhecimento da avaliação multidimensional – Direcionamento para o aprendizado sobre o planejamento de cuidados para paciente em Cuidados Paliativos – A elaboração de um relatório de vida como parte do processo do plano de cuidados.

metodologia de ensino: aulas expositivas e apresentação de casos clínicos com discussão de plano de cuidados.

Público alvo: profissionais de saúde, residentes, médicos, estudantes de graduação da área da saúde.

Objetivo: ao final do curso o aluno deve ser capaz de avaliar os principais sintomas de sofrimento das pessoas em Cuidados Paliativos e realizar um planejamento de cuidados compatível com sua avaliação.

Para mais informações, clique aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here